LGPD e WhatsApp API: como se relacionam?

Sua empresa envia conteúdos promocionais ou convites para clientes e parceiros por mensagem no WhatsApp? Se a resposta for sim, esperamos que você saiba sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e suas determinações para a utilização. A LGPD e o WhatsApp podem coexistir juntos, mas é necessário compreender as sanções que começaram a valer no último ano.

Diante disso, algumas perguntas podem passar pela mente dos CEOs: Como isso afeta a comunicação com meu cliente por WhatsApp? Quais pontos minha empresa precisa se levar em consideração ? E como a API do WhatsApp Business pode me ajudar a adequar à LGPD?

Continue lendo para entender melhor sobre a LGPD e o WhatsApp, como os dois podem trabalhar juntos.

O que é a LGPD e por que usar uma lei para proteger dados?

De acordo com o Ministério Público Federal, a Lei Geral de Proteção De Dados (LGPD) tem como objetivo proteger a liberdade, a privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade natural das pessoas. Dessa forma, a lei cria um cenário de segurança jurídica, com a padronização de regulamentos e práticas para promover a proteção dos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil.

Ou seja, a lei define o que são dados pessoais sensíveis, considerados não apenas informações pessoais como nome, endereço, sexo e números de documentos, como também mensagens de áudio, imagens, vídeos e texto. O cliente terá confiança em deixar seus dados pessoais com a empresa.

A Lei também esclarece tanto no meio físico, como no meio digital que os dados estão sujeitos a regulamentação. Então, pensando em empresas, a LGPD visa transparência ao compartilhamento de informações e regulamenta as instituições que irão utilizar os dados dos seus clientes.

Concordamos que dessa forma o seu cliente se sente muito mais seguro em compartilhar informações sensíveis com a sua empresa! 

Agora falando da LGPD e WhatsApp, caso a sua empresa opte por manter contato pelo aplicativo com seus clientes, é importante pedir autorização para o armazenamento de dados sensíveis, das conversas e avisando que qualquer tipo de mensagem trocada não será compartilhada em canais externos.

Esses pontos são necessários pensando principalmente na segurança do cliente, que mencionamos anteriormente.

Agora que você já entendeu o que é a LGPD, e como continuar utilizando o WhatsApp pensando na proteção de dados do seu cliente, continue lendo para saber como a API do WhatsApp Business pode ajudar neste quesito.

Como a API do WhatsApp Business pode ajudar com a LGPD?

O WhatsApp Business API consiste em uma solução que permite às empresas otimizar o uso da plataforma de troca de mensagens, resultando em significativa melhora no atendimento e no relacionamento com clientes.

Já que por meio da API, é possível integrar outros sistemas, como softwares de gestão, chatbots, sistemas de controle logístico, o que faz com que a empresa melhore a qualidade das interações com os clientes.

Dessa forma, com o uso da API, as instituições têm acesso a recursos mais avançados que otimizam sua comunicação pelo WhatsApp, inclusive o armazenamento de dados e torna o processo mais prático e confiável para seus clientes.

Para saber mais sobre o API WhastApp, clique aqui, a Neppo já preparou um conteúdo explicando sobre a ferramenta. Como a LGPD exige a segurança de dados sensíveis e a API WhatsApp possibilita a integração de outras plataformas, você pode usar essas ferramentas, como as soluções da Neppo, é possível armazenar os dados de maneira mais segura.

Como a Neppo pode ajudar a sua empresa?

Você pode se perguntar “Mas e se eu só utilizar uma planilha para ter esses dados salvos? É seguro!” Claro que é! Muito mais “simples” também. Mas ter uma ferramenta própria em que você pode ter uma visão ampla dos dados do cliente é muito mais prático e confiável.

Além disso, um arquivo pode ser corrompido facilmente, pode ser copiado e enviado para outros servidores, por isso, quando se utiliza outros sistemas, assim como a plataforma de atendimento digital da Neppo:

  1. O arquivo não pode ser corrompido;
  2. Você tem o registro completo do seu cliente salvo;
  3. E uma visão completa e simplificada desses dados;

Esses benefícios são imprescindíveis quando se trata da LGPD, a Lei de Proteção de Dados no Brasil e pede algumas novas políticas da empresa para coletar, armazenar, tratar e usar os dados dos clientes.

Desse modo, a utilização do API do WhatsApp Business facilitará a vida do empresário, principalmente integrado com um sistema que irá auxiliar no processo de centralização dos dados e no manejo destes.

Quer saber mais informações sobre esse sistema que centraliza dados? Vem com a plataforma de atendimento digital da Neppo e acesse aqui.

 

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